Reflexão 5º Domingo da Páscoa – Ano 2017
 
Reflexão 5º Domingo da Páscoa – Ano 2017 PDF Imprimir E-mail


altEu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. 

Vemos a comunidade cristã crescendo e mais e mais pessoas aderindo à proposta do Evangelho mudando de vida e recebendo a presença do Espírito Santo. Vemos a comunidade de Antioquia, fervorosa evangelizadora com muitos irmãos, de muitos lugares, recebendo a graça de Deus entre judeus e gentios. Até mesmo os sacerdotes judaicos abandonam seus status, suas regalias e poder, para se colocarem numa vida simples, de iguais, com a comunidade cristã. É a revolução da mensagem do Evangelho que está desiquilibrando a sociedade da época com pregações e prodígios e o Espírito Santo a capacitar o povo no testemunho do Deus de amor e misericórdia.

Somos pedras vivas deste edifício espiritual. “A vós, portanto, que tendes fé, cabe à honra”. Irmãos! Como temos reagido diante desta honra? Se somos essas pedras vivas. Nossos irmãos e a sociedade como um todo, tem visto em nós a face de Cristo?“Formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo,a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais,agradáveis a Deus, por Jesus Cristo”. Qual está sendo nosso sacrifício espiritual? Estamos em comunhão com o Senhor todos os dias, na oração, nos sacramentos, na vida comunitária? Temos mostrado com atitudes o edifício espiritual que Cristo está construindo em nós?

Fomos honrados por Deus, pela sua misericórdia, a participarmos deste edifício espiritual e cabe a cada um de nós sentirmos que fomos honrados e reagirmos da forma que Deus espera de nós. Sermos a manifestação do amor no mundo em que vivemos. Deus conta conosco. Mas muitas vezes estamos preocupados com nós mesmos, no individualismo, indiferentes às coisas que acontecem no mundo, ou muitas vezes sentimos dó daqueles que sofrem, sentimos pena dos que estão desalojados, abandonados, refugiados e dos que são assassinados por serem cristãos. Mas é só isso que devemos fazer? Muitos dizem: Não posso fazer nada, sou pequeno diante dessas coisas. Reze! Se coloque em oração, seja um orante pelo mundo que sofre e saia de seu egoísmo amando e sentindo a dor de seu irmão.

Jesus nos faz uma promessa: “Vou preparar um lugar para vós”. Temos um lugar no Céu é lá que devemos chegar. Ele nos fala: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Somente por Ele, n’Ele e com Ele que chegaremos a vida eterna feliz. E nada neste mundo pode nos interessar mais do que a eternidade. Portanto seguir Jesus e fazer aquilo que Ele fez será sempre nossa meta. Ele mesmo fala que “quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas”. Você está preparado para fazer obras maiores que as de Jesus? Ele está esperando nossas atitudes, pois a graça não falta. Da parte d’Ele tudo está certo falta a nossa parte.

Jesus declara um com o Pai. É Ele que revela a Santíssima Trindade. “Quem me viu, viu o Pai”. A unidade da Trindade é inseparável, distinguimos as pessoas, mas não podemos separá-las. Em Jesus temos toda a revelação que o Pai queria nos dar nada mais o Pai tem para nos revelar, isto quer dizer que nada nos falta para chegarmos ao Céu. Tudo depende de nós.

 

Antonio ComDeus


5º Domingo da Páscoa 14 de Maio de 2017

 

1ª Leitura - At 6,1-7

Escolheram sete homens repletos do Espírito Santo.

 

Salmo - Sl 32,1-2.4-5.18-19 (R.22)

R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

 

2ª Leitura - 1Pd 2,4-9

Vós sois a raça escolhida, o sacerdócio real.

 

Evangelho - Jo 14,1-12

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

 

Share/Save/Bookmark