carregando...
Comunidade
 
Comunidade PDF Imprimir E-mail
Quem Somos e Como vivemos
 

A Comunidade Maria Mãe de Deus é uma entidade cristã, baseada nos princípios e ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana, sem fins lucrativos em São José dos Campos (SP), com personalidade jurídica de direito privado e de duração indeterminada.

A COMDEUS recebeu sua identidade do seu fundador, Sr. Antonio Ribeiro de Castro. Esta identidade se expressa nos textos que temos invocado.

Comunidade de vida e aliança

 

Esta comunidade reúne fiéis de todos os estilos de vida: Leigos casados ou não, Clérigos, Irmão e Irmã solteiros e consagrados, em uma única realidade, à imagem do povo de Deus em sua unidade e na diversidade de suas vocações.

Seus membros têm em comum o desejo de imitar o modelo da primeira comunidade cristã com a vida comunitária, em uma vida sacramental e litúrgica intensa, um vínculo estreito com a Igreja Católica Apostólica Romana e seus representantes, na espiritualidade da Renovação Carismática Católica, assim como um compromisso ativo no serviço de evangelização pelos meios de comunicação e da formação espiritual e social do povo de Deus.

A Comunidade não considera sua fundação fechada, mas que continua na escuta do que o Espírito Santo pode dizer através do carisma próprio de seu fundador. Exercendo seu papel, a Comunidade empenhará em melhorar seus textos, para que estes expressem o melhor possível sua vocação, sua missão, submetendo sempre a aprovação da Igreja.

 

Seu Espírito

O Espírito da Comunidade se expressa principalmente no "Diretório da COMDEUS", em particular neste texto que introduz as características fundamentais:

Nestes tempos que são os últimos, o Senhor envia seu Espírito Consolador para renovar a sua Igreja, com o fim de adornar a sua esposa e levá-la ao banquete das bodas do Cordeiro. Ela rejuvenesce e renova sem cessar, encaminhando-a a uma união perfeita com o esposo: O Espírito e a Esposa dizem: "Vem Senhor Jesus!". Impregnada desta verdade escatológica, fascinada pela perfeição do mundo vindouro, a Comunidade geme e suspira com a criação inteira em uma oração incessante e vigilante; a Comunidade proclama sua vida, em um anúncio implícito e explícito, a realidade do Reino e a eminência do seu advento. Ela o antecipa pela vida de fraternidade, a vida sacramental, a adoração e a liturgia, a qual nos faz participar "por antecipação" desta liturgia celeste que se celebra na santa cidade de Jerusalém, para a qual, peregrinos, nos encaminhamos".(SC 8).

Maria, Mãe da Igreja e nossa mãe nos inflama a contemplação dos mistérios do seu Filho, na adesão do nosso coração ferido e seu coração atravessado. Ela nos leva a segui-lo pelo caminho da renúncia, do egoísmo, pois "obedecendo, se fez causa de salvação tanto para si como para todo gênero humano" (LG 56). Portadora que O leva a todos, Maria nos inicia nas riquezas do Corpo Eucarístico de Cristo, unindo os louvores da terra e o gozo da Igreja do céu, onde os Santos e os Espíritos bem aventurados cantam sem fim o cântico ao Cordeiro.

O que fazemos

Nossa Comunidade nasceu oficialmente em abril de 1991, mas desde 1988 estamos empenhados em trabalhar nos meios de comunicação com a evangelização e também na formação religiosa. Somos uma comunidade de vida e aliança. Nesses anos de caminhada conseguimos com a graça de Deus, algumas realizações bem significativas, o que mostra que estamos no caminho certo do carisma ao qual fomos chamados.

Em abril de 1992, nasceu a Fundação São José de Educação e Cultura (Fundec), entidade sem fins lucrativos de direito privado, onde todas as obras da comunidade se realizariam.


Em outubro de 1992, criamos em nossa diocese o Jornal Expressão. Este nasceu como jornal oficial da Diocese de São José dos Campos, e durante cinco anos, ficou totalmente em nossa responsabilidade.

Em novembro de 1993, criamos a Rádio Mensagem, em co-produção com a Rede Bandeirantes, com uma programação 100% evangelizadora. Em novembro de 1994, a nossa diocese adquiriu da Rede Bandeirantes a Rádio Mensagem, tornando-a então uma rádio da nossa diocese.

Em dezembro de 1996, nasceu a Revista "A Turma do Biblincando", uma revista em quadrinhos totalmente colorida e a primeira do gênero em nossa Igreja no Brasil.

Em 1997, nasceu a Editora ComDeus, com a publicação de livros e apostilas da RCC Nacional e com livros de autores diversos em nossa Igreja, sempre procurando evangelizar e formar nosso povo.

Em 1998, nasceu a Produtora ComDeus, com um estúdio de gravação em áudio, onde produzimos vinhetas, propagandas, CD's e historinhas de evangelização Infantil.

 
 

Em novembro de 2000, nasceu o CFT - Centro de Formação Teológica João XXIII. Nosso objetivo com o CFT é de proporcionar uma formação teológica e doutrinária em nossos leigos. Neste sentido, procuramos chegar até as paróquias em convênio com os párocos para uma formação em sua paróquia e também em nossa sede. Assim colocamos para a comunidade Igreja, vários cursos com muitas opções de temas, dias e horários.

 

Em 2005, nasceu a Livraria ComDeus, com material de evangelização, formação e artigos religiosos de várias editoras católicas e fabricantes de produtos de evangelização.

Temos muitos outros projetos que estão sendo aplicados conforme nossas condições e com a ajuda da comunidade, viabilizamos sua concretização.

 

Nossos objetivos


Constituir-se-á como base da sua atividade a espiritualidade da Renovação Carismática Católica.

Inteirar-se-á comunidade diocesana local em comunhão com o Bispo, contribuindo na formação de dirigentes cristãos para as atividades apostólicas.

Empenhar-se-á intensivamente no trabalho de evangelização conforme a Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.

Promoverá o desenvolvimento espiritual e o amparo social da coletividade, contribuindo para a melhor e maior conscientização dos cristãos.

 

Para atender suas finalidades tem como objetivos:

Arregimentar pessoas que estejam dentro do espírito da Comunidade, formando uma comunidade de vida e aliança;

Criar trabalhos sociais caritativos, visando a edificação do ser humano.

Criar centros de formação da pessoa humana no âmbito social, educativo, religioso com Cursos livres.

 Nossos Membros

 

Os membros da COMDEUS usarão como identidade o título "Servo da Imaculada". Todo e cada membro será chamado de "Servo(a) da Imaculada".

Identificação: Os servos da Imaculada serão identificados pela "Cruz Eucarística". Esta cruz foi dada por Deus ao fundador em um momento de oração. Esta inspiração, por meio de uma visão, veio ao encontro com a mística da COMDEUS: O Cristo na Cruz que serve a humanidade, resgatando-a por sua morte, e a Eucaristia - o alimento que fortalece seu povo na caminhada.



Os membros: A vocação da COMDEUS se dirige a todos os membros do povo de Deus, que recebem a chamada e decidem viver a vida evangélica que a comunidade propõe. Pertence ao seu carisma manifestar a diversidade e a complementaridade de vocação que constitui a Igreja. Acontecerá, pois, aos fiéis de todos os estilos de vida:
  • Pessoas casadas com seus filhos;
  • Solteiros, os que sentem o chamado, podem consagrar-se ao celibato pelo Reino;
  • Sacerdotes e irmãos que recebam um chamado para ser sacerdote;
  • Diáconos permanentes, casados ou solteiros;

 Levar-se-á em conta cada um com sua condição de vida. A Família se levará em conta sua situação familiar; os clérigos seus compromissos; os solteiros devem dar testemunho de disponibilidade. A exigência comum consiste no desejo da vida evangélica e na determinação em tomar a sua cruz e seguir a Cristo.

Os Sacerdotes seculares podem ser admitidos na comunidade se obtiverem a permissão do Bispo.

Poderá aceitar também na comunidade pessoas separadas (no sentido geral do termo), se a separação é irremediável, se o chamado é autêntico e se a entrada na comunidade não prejudica os direitos da família ou dos filhos.

Os membros da COMDEUS usarão como Identidade o título "Servo da Imaculada. Todo e cada Membro será chamado "Servo(a) da Imaculada".

 Nosso fundador

 

 

Antonio Ribeiro de Castro, nascido em Delfim Moreira, - MG - é casado desde 1977 com Maria de Lourdes Ribeiro de Castro. Tem quatro filhos: Tácito Kléber Ribeiro de Castro, Mateus Ribeiro de Castro, Raquel Mariana de Castro e Sarah Aparecida de Castro.

Profissional em usinagem e formado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Santa Teresinha, da Diocese de São José dos Campos, além de cursar até o terceiro ano de bacharelado em Teologia na Faculdade Dehoniana em Taubaté


Onde estamos

A Livraria e Editora COMDEUS, encontra-se em São José dos Campos (SP), na Avenida São José, 921 - Centro, próximo à Rodoviária Velha e Matriz São José, em frente a um dos mais belos pontos turísticos da cidade, o Banhado!

Nosso horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 09h às 18h. Faça-nos uma visita, ou entre em contato pelo número (12) 3302-8560.

Share/Save/Bookmark