carregando...
Reflexões da Liturgia Dominical
 
Reflexões da Liturgia Dominical
Reflexão 17º Domingo do Tempo Comum - Ano C - 2016
alt

A pessoa de Abraão, além de ser nosso pai na fé, é um exemplo maravilhoso de relacionamento com Deus. Vê-se em Abraão um homem maduro em sua fé, que dialoga com Deus em uma grande intimidade, mas sem exceder de sua posição de servo. É uma pessoa que conhece seu lugar, mas se atreve a ser um intercessor e se colocar a favor dos outros com uma suprema humildade e uma notória ousadia. Realmente é um exemplo e ao mesmo tempo a base de toda a fé. Temos uma base firme. De uma grandeza que sustenta toda a fé que vem depois dele. Quando Deus promete uma descendência como as estrelas do céu (Gn 15,5), realmente Deus sabe em quem pôs sua confiança.

Abraão almejou, mas não viu a vinda do salvador, mas certamente o Espírito Santo agia nele como uma força e o levava a comungar com Deus em sua intimidade. Agora! Nós estamos no tempo do Espírito Santo que Cristo conquistou na Cruz e somos agraciados com o Batismo que nos configura a Cristo em sua morte e nos ressuscita para uma vida nova. Temos muito mais que Abraão, então o que falta para temos a intimidade que Abraão tinha?

Leia mais...
 
Reflexão 16º Domingo do Tempo Comum – Ano C – 2016
alt

A visão dos três anjos visitando Abraão próximo ao carvalho de Mambré é algo maravilhoso. Vejamos bem esta cena: Os três homens, são anjos de Deus, que vem até Abraão que, em nossa visão hoje, representa a Santíssima Trindade. Uma visita divina e Abraão percebe quem são os visitantes e os trata com a maior presteza oferecendo o que de melhor pode lhes dar, diante de uma súplica: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo”. Refletir sobre esta visita nos faz inebriar com a presença de Deus junto de Abraão, mas nós temos muito mais que Abraão! Este e o pai de nossa fé, mas não tinha a salvação como nós temos hoje com Jesus Cristo e ele também não era possuidor da presença do Espírito Santo como nós o temos hoje como presença. Então o Senhor não só nos visita como somos templos do Espírito Santo. O que falta? Intimidade? Docilidade? Dedicação de tempo de oração pessoal? A busca de uma vida mística? Certamente tudo isso e muito mais – Um desejo ardente de estar em comunhão profunda com nosso Senhor e experimentar seus carinhos.

Leia mais...
 
Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos - Tempo Comum - Ano C - 2016
alt

Nossos dois pilares. O Primeiro chefe da Igreja e o implantador de comunidades e pelo qual estamos aqui, hoje, como Católicos. Pedro, escolhido por Jesus para comandar a Igreja nascente e o qual, não vemos, em todo Novo Testamento, qualquer menção de dúvida por parte de qualquer personagem da Igreja Primitiva, em relação a seu poder. Sempre honrado e respeitado e na obediência subordinados ao seu comando. De outro lado vemos Paulo, o pregador dos gentios – “A saber: que os gentios são co-herdeiros conosco (que somos judeus), são membros do mesmo corpo e participantes da promessa em Jesus Cristo pelo Evangelho”. (Ef 3,6). Paulo rompeu com o costume judaico da circuncisão, que era uma lei, em que todos os homens deveriam ser circuncidados e no caso dos gentios, deveriam aceitar o judaísmo e se tornarem prosélitos para depois serem batizados. Paulo percebeu que a lei antiga havia passado e agora era uma nova lei – “Assim a lei se nos tornou pedagogo encarregado de levar-nos a Cristo, para sermos justificados pela fé. Mas depois que veio a fé, já não dependemos de pedagogo”. (Gl 3, 24-25). E por isso o cristianismo não ficou submisso ao judaísmo, se assim ficasse o cristianismo seria uma seita judaica e iria desaparecer.

Leia mais...
 
13º Domingo do Tempo Comum - Ano C - 2016
alt

Estamos refletindo, este ano, sobre o evangelho de Lucas. Nele vemos de um lado Jesus sempre a caminho e de outro Jesus orante, aquele que sempre está em comunhão com o Pai. Neste final de semana somos convidados a refletir sobre a vocação, aqueles que recebem de Deus um chamado especial de se colocar a serviço do evangelho, mas este chamado é para todos os Batizados. Deus sempre irá capacitar seus filhos para continuar a obra que Jesus iniciou – A implantação do Reino de Deus no mundo. São Paulo nos fala para nos deixarmos conduzir pelo Espírito, pois somente assim poderemos vencer a concupiscência “Pois a carne tem desejos contra o espírito”; certamente esta “carne” que São Paulo nos fala não é a matéria em si, mas o pecado que se manifesta através da pessoa humana. E só poderemos vencer os obstáculos da vida, para seguirmos a Cristo, se formos conduzidos pelo Espírito Santo. Somente Ele pode nos desvencilhar das coisas do mundo – egoísmo, hedonismo, apego exagerado às coisas materiais, dúvidas, crises, abandono em Deus... Do contrário jamais sairemos do lugar e seguiremos o que a sociedade nos dita como certo, como padrão e seremos enjaulados nos critérios do mundo.

Leia mais...
 
Reflexão 12º Domingo do Tempo Comum - Ano C - 2016

 

alt

“Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração”. Esta é uma das promessas que o Senhor nos fez no Antigo Testamento onde derramaria um espírito de graça e oração e mais, que “Naquele dia, haverá um grande pranto em Jerusalém [...] Naquele dia, haverá uma fonte acessível”. Haverá um “grande pranto” e uma “fonte acessível”. Por duas vezes o profeta nos fala “Naquele Dia”. De um lado vemos que todos os acontecimentos que Deus realizou na economia (processo) da salvação foram revelados antes para que todos pudessem se preparar para tais acontecimentos, mas na prática isso não aconteceu, pois diante dos cumprimentos das promessas os homens estavam dispersos e despreparados ao ponto de nem perceber o que Deus estava realizando. De outro lado Deus é fiel, ele cumpre o que promete e tudo o que se relata no Antigo Testamento Ele cumpriu, e muitas coisas ainda irão se cumprir. Por isso temos que estar atentos a tudo o que Deus falou pela boca dos profetas, pois certamente irá se realizar.

Leia mais...
 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 50